quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Conjuntivite

Conjuntivite (Vírus, Bactérias, Fungos)
Conjuntivite é uma doença infecciosa que ataca a membrana conjuntiva dos olhos que reveste a superfície ocular. Geralmente afeta os dois olhos incluindo a mucosa interna da pálpebra. Geralmente é contagiosa e normalmente não deixa sequelas.
Além de a conjuntivite ser comumente causada por agentes biológicos ela também pode se causada por agentes químicos ou alergias de contato ou alimentares.

A conjuntivite infecciosa é causada por vírus, fungos ou bactérias e é transmitida de uma pessoa para outra quando há o uso de utensílios infectados usados por quem tem a conjuntivite infecciosa. Também há a transmissão em água de piscina. Quando ocorre uma epidemia é certo que se trata de uma conjuntivite infecciosa.
A conjuntivite alérgica ocorre sem agentes biológicos. Ocorre em quem possui predisposição como pessoas que tem rinite ou bronquite. Inicia-se num olho primeiro ou mais comum nos dois juntos. É uma conjuntivite reincidente e seu diagnóstico é importante para o tratamento que será ministrado.
Conjuntivite Tóxica - Causada por agentes químicos e tóxicos como colírios, medicamentos, produtos de limpeza, poluição. Uma orientação médica é aconselhável para diagnosticar o agente causador específico da inflamação ocular.

Sintomas
Vermelhidão, hiperemia (aumento da circulação sanguínea), prurido (coceira), lacrimejamento e por vezes sensação de dor.

Nenhum comentário: