sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Organização Estrutural dos Seres-Vivos

Fonte: Vídeo-aulas "Vestibulando Digital"

Biologia é a ciência que estuda a vida, as células. Estuda os seres-vivos e sua relação com outros seres-vivos ou com o ambiente em que vivem.
Este texto fala sobre a organização celular e como é que os seres-vivos se organizam a nível celular.
Classificação Celular dos Organismos
Seres Unicelulares: Existem indivíduos que são formados por uma única célula. Essses são os organismos unicelulares. Exemplo:
Protozoário - Organismo unicelular. Apresenta um flagelo que é uma estrutura responsável pela locomoção do protozoário. Possui apenas uma célula organizando toda sua estrutura.
Seres Pluricelulares: Organismos constituídos por vários tipos de células. É o grupo dos organismos pluricelulares. Exemplo:
Mamíferos - São formados por vários tipos de células. Plantas.
Seres Acelulares: Organismos que não possuem uma célula completa.
Um exemplo importante é o vírus, um ser que, isolado, não possui metabolismo.
Vírus - Organismo acelular.Não apresenta uma célula verdadeira. Possue uma estrutura muito simples: Um capsídeo que envolve seu material genético (DNA ou RNA).

Organização Estrutural das Células
A organização das células é muito importante (logo estamos falando sobre seres pluricelulares).
Qual a diferença entre uma célula bacteriana e uma célula normal de seres pluricelulares?

Célula Bacteriana (Procariota):
A bactéria é um ser procarionte. Possui uma célula primitiva que não possui uma organização mais elaborada como as células dos organismos compostos por mais de uma célula. A célula bacteriana é procariótica e seu núcleo não possui um envoltório que o protege. Além disso só possui uma organela, o ribossomo.
Composição de uma célula procariota:
Uma bactéria, assim como outros organismos procariontes, possui uma célula simples, composta por poucos componentes como:

  • Parede celular que é a última membrana entre a cápsula e o citoplasma. É um envoltório protetora do interior da bactéria.
  • Uma membrana plasmática que protege a bactéria e permite a troca de alimentos com o meio em que vive.
  • Possui uma cápsula, que é uma membrana interna da bactéria
  • Os ribossomos estão soltos e isolados pelo citoplasma. Ou podem estar agrupados como é o caso dos polirribossomos. São responsáveis pela síntese protéica. Produz as proteínas bacterianas. É a única organela em uma bactéria.
  • O citoplasma (hialoplasma) é um fluído interno onde estão as poucas organelas que a bactéria possui. É uma região líquida, amorfa (não interage) e gelatinosa da célula.
  • Material genético (nucleóide) sem proteção (envoltório nuclear) e solto pelo citoplasma. É a fita de DNA responsável pela hereditariedade.
  • Além disso a bactéria pode conter um flagelo para locomoção.
Resumindo: A principal diferença entre uma célula procarionte e uma célula eucarionte é a ausência de um envoltório nuclear que protege o núcleo celular como ocorre nas bactérias que são representantes dos organismos procariotos.

Células de Animais (Eucariota):
São células mais organizadas e mais verdadeira do grupo dos eucariontes.
  • Envoltório Nuclear - Chamado de carioteca, separa o núcleo do restante da célula. A carioteca protege o material genético. É onde encontraremos os genes responsáveis pela herança genética, a hereditariedade.
  • Mitocôndrias - Uma organela diferente surge na região citoplasmática em comparação com a célula procarionte. A mitocôndria é responsável pela respiração celular. É o pulmão da célula, produz energia.
  • Retículo Endoplasmático liso - Participa da síntese de lipídios.
  • Retículo Endoplasmático rugoso - É uma rede de canais onde estão presos os ribossomos em forma de grânulos que são responsáveis pela produção de proteínas na célula.
  • Complexo de Golgi - Responsável pelo armazenamento e secreção da célula. Substâncias que são produzidas são guardadas no complexo de Golgi que serão posteriormente secretadas.
  • Centríolo - Organela importante responsável pela formação do fuso celular durante a mitose, a divisão da célula.
  • Lisossomo - Organela responsável pela digestão intracelular. Partículas que penetram na célula e são digeridas pelo lisossomo.
Então, as células eucarióticas apresentam o envoltório celular, a carioteca. Além disso também possui muitas organelas responsáveis por várias funções dentro da célula. Enquanto que no procarionte, na bactéria nós só encontramos os ribossomos como uma organela responsável pela síntese protéica bacteriana.

Mas e os vírus?
São seres acelulares de uma estrutura muito simples. São compostos por:
Capsídeo - Envolvendo o material genético dos vírus.
Material Genético - Pode ser DNA ou RNA ou o raro citomegalovírus que possui os dois. O material genético é responsável pela hereditariedade e pelas mutações genéticas que ocorrem nos vírus.

No caso do HIV, o vírus da AIDS, o vírus é um retrovírus porque apresenta o RNA como material genético.
Os vírus sempre dependerão de outras células devido a simplicidade de sua estrutura celular. Não possuem nem ribossomos para produzir proteínas para seu metabolismo. Por isso um vírus se infiltra numa célula e rouba suas funções para poderem se reproduzir.
Se um vírus possui DNA, vamos imaginar a seguinte situação:
O DNA é o engenheiro de uma obra e o RNA é o operário. Então se o vírus possui DNA então ele tem o engenheiro, mas falta o operário. Então ele irá buscar o operário em uma célula que ele vai parasitar.
Se um vírus possui RNA ele tem o operário. Falta para ele o engenheiro. Então o vírus vai parasitar uma outra célula para buscar o engenheiro.
Por isso um vírus é considerado acelular, porque sempre vai depender de uma outra célula para parasitar e poder se reproduzir. Fora da célula, o vírus não tem capacidade metabólica e reprodutiva.

Então é bom lembrar:
Organismos Celulares - Procariontes - Bactérias ou Cianobactérias (Cianofíceas)
Organismos Celulares - Eucariontes - Protozoários, Animais e Homem
Organismos Acelulares - Vírus, Viróides e Príões.

Quais as diferenças básicas entre uma célula procariótica (bacteriana) e uma célula eucariótica?
A célula procariótica não possui o envoltório nuclear e o seu material genético fica simplesmente solto pela célula bacteriana. Em uma célula procariótica há apenas os ribossomos e o material genético. A célula animal, célula eucarionte possui a carioteca (envoltório nuclear) e várias outras organelas.
Curiosidade: Apenas as bactérias e cianobactérias são procariontes. O restante dos seres-vivos são eucariontes com excessão dos organismos acelulares.

6 comentários:

Gerson disse...

ISSO QUE EU SEMPRE COMENTOS COM MEUS COLEGAS DE AULA, QUANDO ALGUÉM TEM A SABEDORIA DIVINA,ELA FLÚI PELOS LUGARES MAIS REMOTOS DA EXISTÊNCIA HUMANA.CURVO-ME DIANTE DE TANTA SABEDORIA. Gerson Bezerra.

Gerson disse...

Estou Feliz porque ao ler sobre as céluas procariontes e eucariontes,consegui diferenciar;bactérias,vírus,e a forma como os microorganismos se reproduzem.

Gerson disse...

Estou Feliz porque ao ler sobre as céluas procariontes e eucariontes,consegui diferenciar;bactérias,vírus,e a forma como os microorganismos se reproduzem.

Gerson disse...

Estou Feliz porque ao ler sobre as céluas procariontes e eucariontes,consegui diferenciar;bactérias,vírus,e a forma como os microorganismos se reproduzem.

nicoly disse...

LEGAL CONSEGI FAZER MEU TRABALHO DE CIENCIAS

Escravas do Sr. Ali disse...

Parabéns pelas informações apresentadas