terça-feira, 14 de setembro de 2010

Biologia Atual

Biologia é a ciência que estuda a vida e alguns dizem, o que não é errado, que a biologia é o estudo e manutenção da vida. Assim como a maioria das ciências, a palavra "biologia" tem suas raízes do grego que significa: Bio = Vida e Logos (Logia) = Estudo.
A biologia abrange toda a natureza vegetal e animal. Suas disciplinas são ferramentas para entender o mundo desde a escala subcelular, celular e molecular até populações inteiras de seres vivos e suas interações entre si e com o meio em que vivem, seja interespecificamente ou intraespecificamente.
A principal disciplina que torna a biologia uma ciência anti-criacionista (contra a idéia da criação divina) é a biologia evolutiva. Seus estudos estabelecem que todos os seres vivos são descendentes de um único ancestral em comum porque todos são baseados em carbono ou possuem células. Tal ancestral, de acordo com as evoluções, viveu há muito tempo atrás, cerca de 3,5 bilhões de anos e foi somente há cerca de 450 milhões de anos que a vida migrou da água para a terra. Sendo assim a vida marinha impessiona pela sua diversidade ainda bastante desconhecida porque nós, os seres humanos, também biológicos, vivemos em tera e a água não é nosso habitat natural, por isso conhecemos mais os animais terrestres que os aquáticos.
A vida é estudada nas mais variadas escalas pelas disciplinas que formam a biologia. Devido a vida ter um campo de estudo muito amplo, algumas disciplinas biológicas se tornaram independentes e ela própria possui suas subdisciplinas.

Cada área da biologia (disciplina) possui um campo de estudo específico. A citologia (biologia celular) é um ramo da biologia específico no estudo das células, assim como seu próprio nome anuncia. A fisiologia é responsável pelos estudos sobre o funcionamento mecânico, físico e bioquímico dos seres vivos. A zoologia estuda os animais em geral e a botãnica estuda as plantas.

Dentre as disciplinas que estudam vários animais e não um indivíduo específico se destacam a genética populacional focada nos estudos dos alelos entre as populações (Alelos: Genes de mesma função entre os seres vivos), a etologia que estuda o comportamento animal e a genética que estuda as bases da hereditariedade. Também há a Sistemática que estuda várias linhagens de animais. As ligações entre os indivíduos, populações e espécies entre si são alvo da Ecologia e a origem de tais interações pela Biologia Evolutiva. A astrobiologia também é voltada ao estudo de organismos, porém é uma área expeculativa da biologia que estuda a possibilidade de vida fora do planeta Terra.

Os ramos da biologia basicamente são 20:
  1. Zoologia - Estudo dos animais em geral.
  2. Botânica - Plantas
  3. Micologia - Fungos
  4. Bacteriologia e Virologia
  5. Citologia ou Biologia Celular
  6. Genética - Bases da hereditariedade
  7. Biologia Molecular
  8. Sistemática - Inventário e Descrição da biodiversidade
  9. Biologia Evolutiva - Evolução dos organismos
  10. Fisiologia - Funcionamento dos organismos
  11. Ecologia - Relação entre os organismos e seus habitats
  12. Biologia de Sistemas - Interação entre sistemas
  13. Biologia de Conservação - Preservação da vida
  14. Bioética - Defende a ética na biologia
  15. Biologia do Desenvolvimento - Embrião ao ser adulto
  16. Histologia - Tecidos e orgãos
  17. Etologia - Comportamento animal
  18. Imunologia - Sistema de defesa orgânica
  19. Biotecnologia - Tecnologias da biologia

Nenhum comentário: