domingo, 23 de dezembro de 2007

Um Planeta Especial



Ao longo do tempo a vida surgiu e prosperou no Planeta Terra de uma forma atraente e assustadora aos olhos de quem estuda a vida e suas interações. Um planeta raro vaga pelo espaço sideral e abriga o milagre da vida, especialmente a vida do ser humano.
A vida surgiu na Terra a cerca de 3,5 bilhões de anos. E na época em que as primeiras proteínas se juntaram para formar a primeira molécula e na Terra já tinha passado por muitas trasnformações e possuia 1 bilhão de anos.
Com o passar do tempo a vida progrediu para formar seres mais complexos constituidos por células incapazes de viverem sozinhas. Assim surgiram animais marinhos e terrestres diferentes uns dos outros e cada nova geração, dependendo do ambiente, gerava seres com características distintas até que os mais distantes descendentes já não possuiam mais a aparência original.
Supõe-se que a vida tenha tido um ancestral em comum porque todos os organismos terrestres são constituídos por celulas e todos são baseados no carbono.
Levou muito tempo até que uma raça dominante surgisse para compreender tudo isso: O ser humano.
O homem, com o aspecto que apresenta hoje, surgiu a apenas alguns milhões de anos. Se a vida ao longo do tempo fosse um calendário de um ano, o ser humano representaria apenas os minutos finais desse ano. Isso mostra que a vida passou por diversas fases de desenvolvimentos importantes e demoradas até que saísse dela o auge da biologia: O homem.
Por isso, a biologia (estudo da vida) é uma ciência complexa, pois envolve a vida, a mais milagrosa ocorrência da Terra.

Por: Reginaldo Ferrão

Nenhum comentário: